Dois brasileiros integram lista de jovens que podem transformar a gastronomia no mundo

FORBES
A primeira lista 50 Next, que reúne jovens abaixo de 35 anos com potencial para revolucionar a gastronomia, foi divulgada hoje (20) pela organização britânica World’s 50 Best, que há 20 anos premia os melhores restaurantes e chefs do ano. Na seleção, sem ordem de classificação e dividida em categorias (produção, tecnologia, educadores, empreendedorismo, ciência, hospitalidade e ativismo), duas gratas surpresas para o cenário nacional: Mariana Aleixo, 33 anos; e Thiago Vinícius de Paula da Silva, 32 anos.

Mariana, premiada como educadora, nasceu na favela e fez cursos de gastronomia e culinária para empoderar as mulheres das comunidades brasileiras na luta por direitos e segurança alimentar. No complexo da Maré, no Rio, ela criou a Casa das Mulheres, que promove ações de geração de renda. ““Meu objetivo é usar a gastronomia para fornecer ferramentas e habilidades aos moradores das favelas, fortalecer os movimentos populares na luta pela segurança alimentar, acesso às políticas públicas e direitos das mulheres e ser uma referência para outras áreas periféricas do mundo”, afirma.

Thiago Vinícius, líder comunitário do Capão Redondo, Zona Sul de SP, e premiado pelo “50 Next”, o Oscar do setor gastronômico no mundo. — Foto: Divulgação
Continua depois da publicidade


Já Silva, que aparece na categoria empreendedorismo, foi criado na periferia de São Paulo e luta pela democratização do acesso a alimentos orgânicos, além de combate ao desperdício. “Nosso trabalho é alcançar os jovens antes que as armas entrem em suas vidas”, diz a frase dele destacada no site do 50 Next.
A lista 50 Next reúne jovens abaixo de 35 anos com potencial para revolucionar a gastronomia

“Abrimos inscrições no final de 2020,” diz William Drew, diretor de conteúdo do 50 Best em nota publicada pela Forbes EUA. “Em seguida, nos associamos a especialistas de confiança do internacionalmente renomado Basque Culinary Center para identificar os candidatos mais fortes do pool de inscrições, bem como para buscar talentos diretamente. Pesquisas e análises robustas foram realizadas em todos os candidatos para criar a lista.”

O baião de dois da Tia Nice, chef do Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo. — Foto: Divulgação

Dos 50 contemplados, cinco estão na África, seis na Ásia, um no Caribe, 18 na Europa, sete na América Latina, dois no Oriente Médio, três na Australásia e oito nos Estados Unidos. E embora 29 países de residência estejam representados, a lista faz questão de destacar os 34 países de origem – porque muitos jovens inovadores deixaram seus países de origem para estabelecer residência em outros lugares.

Mariana Aleixo, fundadora dos projetos “Maré de Sabores” e “Casa das Mulheres”, no complexo da Maré, no Rio de Janeiro. — Foto: Divulgação

Os dois brasileiros foram escolhidos em uma lista de 700 lideranças mundiais de 34 países do mundo e devem receber o prêmio em um cerimônia física após a pandemia, que deve acontecer na cidade de Bilbao, na Espanha, no ano que vem.

SobreJeferson Lauande

Jornalista com MBA em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa. Especialista em MKT Digital e CEO da Tudo Comunicação. Atuei na produção de programas de TV, na TV Difusora SBT, TV Cidade - Record São Luís (MA), TV Meio Norte (São Luís - MA) e na redação do Jornal O Imparcial. Como assessor de imprensa, administrei a gerência de conteúdo das empresas, Marafolia Promoções e Eventos e 4Mãos Entretenimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *