Campanhas de marcas de beleza mostram sua potência na pandemia com o uso de novas e antigas estratégias de marketing

Com a transformação do meio digital e o aumento da presença das redes sociais na vida dos usuários, a participação de artistas de prestígio no desenvolvimento de estratégias de marcas tornou-se mais comum. A participação de influenciadores tem determinado, inclusive, os bons resultados das campanhas de marketing atuais.

Ao escolher um influenciador digital para representar uma marca, há a possibilidade de consumidores se sentirem atraídos ou não pela personalidade escolhida. Mas é incontestável que independente do tamanho da identificação do cliente com essa pessoa, a sua atenção à marca será dobrada.

Uma das estrelas que já protagonizou diversas campanhas no setor de beleza é a atriz e cantora mexicana Dulce María. No Brasil, ela ficou conhecida por interpretar Roberta, uma das protagonistas da novela Rebelde. Com grande influência no meio digital, ela tem mais de 10 milhões de seguidores no Facebook e mais de 8.3 milhões de seguidores no Instagram.

Há quem pense que essa tática, chamada de marketing de influência, é atual. Contudo, apenas a roupagem é totalmente nova. Há décadas, atrizes de Hollywood, divas pop e mocinhas da novela das oito são escolhidas para protagonizar campanhas publicitárias, especialmente no ramo de beleza e cuidados.

O que mudou nos últimos anos é o alcance desses artistas, que aumentou consideravelmente com a popularização da internet e o uso massivo das redes sociais. Outra transformação que não deve ser esquecida é que, atualmente, o marketing de influência conta com outros tipos de famosos, aqueles que ficaram conhecidos justamente por seu trabalho na internet: os chamados influenciadores digitais. Eles, que abriram para o amplo universo digital, hoje, conquistam milhares de seguidores diariamente.

Trabalhando com comerciais desde os cinco anos, antes mesmo de começar a sua carreira de atriz, Dulce é embaixadora da fLash Sérum para Cílios no México desde 2019. Por conta da popularidade de debates sobre feminismo e empoderamento feminino na internet nos últimos anos, questionar os padrões de beleza se tornou algo comum. As marcas de beleza captaram o recado e hoje apostam cada vez mais em uma beleza natural para divulgar seus produtos e serviços, seguindo a tendência presente no ambiente digital.

E foi através dessa naturalidade que Dulce María se tornou uma referência. Além de seu trabalho de atriz e cantora, ela também ficou famosa por incentivar mulheres a viver o amor próprio, a se aceitarem com ou sem maquiagem, e mostrar que toda beleza natural tem o seu valor.

Assim, as campanhas que envolvem a imagem da artista combinam estratégias já conhecidas – como o uso de personalidades influentes para convencer o consumidor a comprar o produto –, e tendências sociais, como o incentivo à beleza natural.

Em uma live que participou em fevereiro, Dulce confessou que a pressão estética já foi motivo de muitas cobranças ao longo de sua trajetória. Atualmente, contudo, ela parou de se importar com comentários e julgamentos alheios sobre sua aparência e celebra a sua individualidade enquanto mulher latina.

“É um assunto bastante delicado para qualquer mulher, mas hoje não sinto o mesmo peso de antes. Isso não quer dizer que a sociedade tenha parado de fazer essas cobranças, porque ela não parou. Eu que parei de me importar com essas pressões sobre mim. Essas cobranças não me atingem mais. Quando eu descobri e entendi que não conseguiria agradar a todos, passei a fazer mais por mim. Silenciei todas as vozes externas que palpitam sobre o meu corpo, meu cabelo, meu rosto… eu sou suficiente e gosto de ser como sou”, pontuou.

Até mesmo as marcas com quem escolhe trabalhar incentivam uma beleza real. É o caso da fLash, sérum que aumenta e fortalece o pêlo dos cílios em poucas semanas de uso. Em vez de apostar em cílios postiços ou extensão de cílios, o cliente que utiliza o produto pode focar em uma rotina de cuidados para realçar uma estética natural e alcançar resultados permanentes.

qui no Brasil, a marca escolheu a influenciadora Duda Reis como embaixadora, o que fez com que as vendas do produto aumentassem graças ao marketing de influência. No México a embaixadora, desde 2019, é a atriz e cantora Dulce María.
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Nas campanhas online, a marca utiliza a imagem de Dulce para despertar os potenciais clientes, já que a artista, desde sempre, também tem um olhar marcante, com cílios cheios e curvados naturalmente. Além disso, ela faz questão de mostrar suas “imperfeições” nas redes sociais, como sardas, pintas, olheiras e até as marcas de tempo, conhecidas como “ruguinhas”.

Para as marcas de beleza que perceberam que o seu público está saturado das ofertas e anúncios digitais, a oportunidade de reconquistar e atraí-los com o marketing de conteúdo se torna a estratégia mais promissora, principalmente quando aliada ao marketing de influência. Com essa combinação, a narrativa online se conecta às experiências que poderiam ser proporcionadas nas lojas físicas, estando os consumidores em redes sociais, aplicativos ou em sites.

Esse fenômeno ganhou ainda mais força durante a pandemia, tendo em vista que o setor da beleza foi um dos únicos que cresceu em 2020. Segundo estudo feito pela agência Corebiz, o faturamento do comércio eletrônico nacional de cosméticos cresceu 68%, entre março e junho de 2020, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Por ficarem mais em casa, os consumidores puderam dedicar mais tempo a ler as avaliações de seus produtos favoritos, assistir a tutoriais sobre como usá-los e ver fotos de influenciadores famosos nas redes sociais. Toda essa interação acontece nas palmas de suas mãos, por meio de smartphones, e de maneira totalmente personalizada, já que consomem esses conteúdos onde, quando e como querem.

De acordo com Haydee Garduno, diretora da Ayazoni, importadora da fLash no Brasil, ter influenciadores digitais como embaixadores é uma forma de conectar o mercado tradicional dos cosméticos com a dinâmica do público mais jovem. “Diferentemente de propagandas de revistas, os clientes podem acompanhar o tratamento do sérum no decorrer dos dias, através de fotos e vídeos postados pelos influencers em suas redes sociais”, explica.

Assim como Dulce, a atriz e influenciadora Duda Reis, escolhida como embaixadora da marca no Brasil, também faz parte das estratégias de marketing da fLash nas redes sociais e publicam esse tipo de conteúdo.

O marketing de influência é utilizado por muitas empresas do mercado, mas Haydee explica por que sua marca se destaca. “Normalmente, as empresas fazem um direcionamento de campanha e o que deve ser escrito ou falado. Na fLash, temos uma cultura diferente”, reforça. “Com a gente, os influenciadores realmente conhecem e dominam o marketing digital, têm ideias excelentes e ficam entusiasmados em fazer parte do projeto”.

O resultado desse investimento pode ser observado pelo retorno econômico que as empresas conseguem após investir em influenciadores para suas campanhas. Um estudo da agência Mediakix, de 2019, mostrou que o marketing de influenciadores é o canal de aquisição de clientes online que mais cresce, superando a pesquisa orgânica, a pesquisa paga e o marketing por email.

Com números tão positivos, é compreensível que a participação de influenciadores nas mais recentes campanhas de marcas de beleza seja uma realidade. E pelo que tudo indica, essa novidade veio para ficar.

SobreJeferson Lauande

Jornalista com MBA em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa. Especialista em MKT Digital e CEO da Tudo Comunicação. Atuei na produção de programas de TV, na TV Difusora SBT, TV Cidade - Record São Luís (MA), TV Meio Norte (São Luís - MA) e na redação do Jornal O Imparcial. Como assessor de imprensa, administrei a gerência de conteúdo das empresas, Marafolia Promoções e Eventos e 4Mãos Entretenimento.

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