Culinária japonesa: entenda a diferença entre sushi, sashimi, niguiri e mais

Date, jantar com as amigas, comfort food, almoço de sábado… São várias as opções para encaixar a tão amada comida japonesa no nosso dia a dia. Desde que chegou no Brasil, essa culinária ganhou força e conquistou corações. Mas, será que todo mundo sabe realmente o que significa tantas opções de comida? Afinal, os nomes japoneses não facilitam nada para nós brasileiros, não é?

Para entender um pouco mais sobre essas peculiaridades, nós conversamos com o chef Glauber Viana, do restaurante Mizuki, que nos explicou de forma fácil e direta o que são cada um desses pratos.

Sushi

Culinária japonesa: entenda a diferença entre sushi, sashimi, niguiri e mais — Foto: Restaurante Mizuki
Continua depois da publicidade

O mais famoso de todos eles é o sushi. “É um prato da culinária japonesa que possui origem numa antiga técnica de conservação da carne de peixe em arroz avinagrado”, explica o chef.

Temaki

Seguindo na linha dos mais famosos, vamos ao temaki!. Aquele famoso rolinho que todos amam, mas você sabia que ele tem data de nascimento registrado? Foi em 1971 que surgiu a primeira filial de um fast food em Tóquio, ou seja, esta é a resposta japonesa ao hambúrguer. “O criador da comida, Takamasa Nakanori, aos 74 anos, diz que decidiu criar o temaki porque o sushi tradicional havia se tornado caro e refinado”, conta Glauber.

O temaki utiliza sempre o arroz avinagrado, envolto em alga, normalmente em forma de cone, com peixe cru em cima, como os amantes desse prato deve bem conhecer.

Hot roll

Culinária japonesa: entenda a diferença entre sushi, sashimi, niguiri e mais — Foto: Restaurante Mizuki

Em seguida vem aquele com o nome mais fácil de todos, o hot roll – que também atrai os que não são apaixonados por peixe cru, pois ele é basicamente um sushi empanado. “É um alimento abrasileirado da culinária japonesa, do tipo maki, feito com peixe, sendo normalmente salmão ou atum. Eles são enrolados em uma alga marinha e desidratados com arroz”, explica o chef.

Sashimi

Culinária japonesa: entenda a diferença entre sushi, sashimi, niguiri e mais — Foto: Restaurante Mizuki

Já o sashimi é uma iguaria da culinária japonesa que consiste em peixes e frutos do mar muito frescos e crus, que são fatiados em pequenos pedaços e servidos apenas com algum tipo de molho – e guarnições simples como shiso e raiz de daikon fatiada, uma espécie de rabanete japonês.

Shissô
E com isso, começam os nomes um pouco mais difíceis, mas vamos lá, vale a pena! Shissô, ou shisô, é uma erva originária da Ásia, que pertence ao gênero Perilla, da família das menta, Lamiaceae. “Muitos nomes, mas o shissô é uma planta perene que pode ser cultivada anualmente em climas temperados, quando a temperatura varia muito. A planta pode ser encontrada tanto em folhas vermelhas quanto em folhas verdes”.

Niguiri
Além dela, temos o oniguiri, também conhecido como nigiri ou omusubi. “É um bolinho de arroz japonês e, geralmente, feito em forma de triângulo ou de forma ovalada, coberto por uma folha de nori em volta, que é apenas uma alga”, explica Glauber.

Tartar
Por fim, o tartar, que pode ser peixe em cubo ou bem batido, bem temperado com ingredientes à escolha do chefe e com molho especial. “Normalmente o tartar se encontra no formato circular”, acrescenta.

São essas as principais invenções da culinária japonesa. Agora, além de degustar o peixe cru em rodízios ou pratos à la carte, você também vai saber as curiosidades por trás de cada uma das especialidades dessa culinária e saber realmente o que cada um é!

Fonte: Malu Pinheiro / Glamour

SobreJeferson Lauande

Jornalista com MBA em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa. Especialista em MKT Digital e CEO da Tudo Comunicação. Atuei na produção de programas de TV, na TV Difusora SBT, TV Cidade - Record São Luís (MA), TV Meio Norte (São Luís - MA) e na redação do Jornal O Imparcial. Como assessor de imprensa, administrei a gerência de conteúdo das empresas, Marafolia Promoções e Eventos e 4Mãos Entretenimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *