Conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

POLÍTICA

Dito e feito! Braide confirma mais um compromisso de campanha

Prefeito Eduardo Braide assina ordem de serviço para construção da Clínica da Família Morada do Sol

Em continuidade ao trabalho de ampliação da rede municipal de saúde de São Luís, o prefeito Eduardo Braide assinou, na manhã deste sábado (19), a ordem de serviço para a construção da Clínica da Família Morada do Sol, na Zona Rural de São Luís, que beneficiará mais de 10 mil moradores da região.

Os trabalhos foram iniciados imediatamente após a assinatura da ordem de serviço e em pouco tempo os moradores do Residencial Morada do Sol e de comunidades vizinhas terão acesso aos serviços de saúde próximo de suas casas.

“É com muita alegria que assinamos hoje a ordem de serviço para a construção da Clínica da Família Morada do Sol. Esta unidade vai atender não apenas ao Morada do Sol, mas também ao Amendoeira, Santo Antônio e outras comunidades da região. Essa clínica da saúde também marca o novo modelo da assistência em saúde que está sendo implantado em São Luís. Aqui a população vai poder consultar, fazer seus exames, receber os resultados e os medicamentos de forma rápida, sem precisar sair do seu bairro para fazer tudo isso em outra localidade. Com isso, vamos diminuir o tempo de espera e as filas no nosso sistema de saúde e garantir mais dignidade para a nossa população”, destacou.

Acompanharam a solenidade de assinatura da ordem de serviço da Clínica da Família Morada do Sol, a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda; os secretários municipais de Saúde, Joel Nunes; Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; Dilmar Araújo, subprefeito da Zona Rural; e os vereadores Gutemberg Araújo (PSC), vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís; Marlon Botão (PSB); Karla Sarney (PSD) e Ribeiro Neto (PMN), que destinou emenda no valor de R$ 200 mil para a obra.

Quando for inaugurada, a Clínica da Família Morada do Sol contará com quatro equipes de Estratégia Saúde da Família e beneficiará mais de duas mil famílias que moram no residencial, além de facilitar o atendimento para outros moradores da região. Com isso, a nova unidade de saúde municipal vai ampliar a oferta dos serviços para toda a Zona Rural de São Luís.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes, a Clínica da Família Morada do Sol irá preencher um vazio assistencial na área. “A determinação do prefeito Eduardo Braide é levarmos os serviços de saúde para as regiões onde não têm. Esta nova unidade de saúde vai garantir assistência com médicos especialistas, consultas de enfermagem, exames laboratoriais e de imagem e uma série de outros serviços da atenção básica para quem mora no Morada do Sol e outras regiões da Zona Rural”, informou.

Serviços de Saúde

Entre os serviços que serão oferecidos na unidade estão o acompanhamento da saúde da mulher e da gestante (pré-natal), acompanhamento da criança, incluindo triagem neonatal, e do adolescente, acompanhamento do homem e do idoso, acompanhamento do hipertenso e diabético, dispensação de medicamentos básicos, imunização e curativo.

A população também terá acesso a realização de consultas médicas com ginecologista, pediatra, consultas de enfermagem e consultas odontológicas, exames laboratoriais, ultrassonografia e eletrocardiograma.

Retomada das obras

O ato deste sábado marca a retomada da construção da unidade de saúde, que, segundo os moradores, estava com obras paralisadas há cerca de três anos, dificultando o acesso da população a serviços básicos de saúde.

De acordo com Maria José Castro, vice-presidente da Associação Beneficente da Morada do Sol, a unidade de saúde vai facilitar a vida da comunidade. “Hoje, quando precisamos de um médico ou de um exame, temos que ir para o Rio Grande ou para o Maracanã. E é muito difícil, pois nem todo mundo tem condições de se deslocar. Por isso, a comunidade agradece muito a concretização dessa obra. É a realização de um sonho”, disse.

As obras serão executadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e devem durar 60 dias. Neste período, o prédio onde funcionará a Clínica da Família Morada do Sol passará pela reforma do telhado, troca de piso e revestimento, troca de louças e metais, instalação de bancada de granito, troca de forro, reforma do sistema elétrico, pintura de todos os ambientes, entre outros serviços, a fim de oferecer aos pacientes mais conforto durante o atendimento.

Ampliação do acesso à saúde

A ação faz parte do conjunto de obras da Prefeitura de São Luís que visam oferecer à população serviços de saúde mais acessíveis, com mais dignidade e com atendimento humanizado.

Desde o início da sua gestão, o prefeito Eduardo Braide já entregou mais de 15 unidades de saúde, entre as que foram totalmente requalificadas, a exemplo do Pronto Socorro do Anil, que foi totalmente reformado, reequipado e teve a equipe médica ampliada, e as que foram construídas já em sua gestão, como a Unidade Básica de Saúde (UBS) Batista Matos, localizada no bairro Alemanha.

Por meio deste trabalho, a cobertura da atenção básica passou de 38% para 62% com a implantação de novas 172 novas equipes de Estratégia Saúde da Família apenas no primeiro ano de gestão.

Continua depois da publicidade

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Mais Posts

NOTÍCIA

Programa Algo Mais comemora 21 anos de sucesso no ar, com Paulinha Lobão.

NOTÍCIA

Francisco Garcia mora na cidade de Balsas (MA) e compartilha diariamente vídeos engraçados com sua família

Variedades

A ex-governadora Roseana Sarney (MDB), aproveitou a noite desta segunda-feira (19) para homenagear o rei Roberto Carlos. O cantor e compositor completou 80 anos...

Food

Desde o início da pandemia, Atins (MA), tornou-se um dos destinos mais procurados por brasileiros e turistas de outros países. Com acesso não tão...

Copyright © 2020 Jeferson Lauande - Todos os direitos reservados .

%d blogueiros gostam disto: