Bares sem assédio

A marca de whisky Johnnie Walker e a startup Women Friendly, que certifica espaços como livres de assédio e amigos da mulher, promovem um movimento antiassédio em bares do Brasil, a partir deste mês. Com objetivo de criar espaços mais seguros para o público feminino trabalhar e consumir, a iniciativa conta com treinamento de equipes, implementação de protocolos de segurança e um canal de denúncia administrado pela Women Friendly. Para começar, são 40 estabelecimentos das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, que, após a conclusão do processo, passam a atuar com o selo Women Friendly, um reconhecimento de que atingiram à meta, no que diz respeito ao combate ao assédio, especialmente na conscientização e prevenção.Além disso, a marca disponibiliza 1000 treinamentos para os profissionais da área – bartender, garçons e gestores dos bares – gratuitamente. O curso é uma imersão online e os interessados devem se cadastrar no site www.barsemassedio.

Lente

No último mês, uma pesquisa sobre o tema, conduzida pela marca e liderada pela Studio Ideias, ouviu digitalmente 2.221 mulheres, maiores de 18 anos, de todo o país, e traz dados impressionantes: 66% delas afirmam terem sido assediadas em bares, restaurantes e balada; entre as mulheres que trabalham ou já trabalharam nesses ambientes, o índice sobe para 78%. Mais da metade das entrevistadas (53%) já deixaram de ir a um bar ou balada por medo de assédio. Apenas 8% frequentam regularmente esses ambientes sozinhas. Treze por cento nunca se sentem seguras em bares e restaurantes. A sensação de segurança só aumenta quando estão em grupos de amigos e amigas (41% dizem se sentir seguras assim). Entre as mulheres que vivenciaram situações de assédio nesses locais, 40% relatam que já foram seguradas pelo corpo (braço, cabelo etc) por não terem dado atenção. Sobre o assédio vivido, 49% sentiram impotência diante da circunstância. Segundo elas, 93% das agressões foram feitas por clientes dos estabelecimentos. A absoluta maioria não denunciou as agressões (89%) e 35% nem pensaram em denunciar o assédio, dessas, 24% por não saber como, 18% por ter medo e 17% por vergonha.

Passos que abrem caminhos

“É necessário agir em prol do progresso coletivo. E garantir às mulheres o direito de se divertir ou trabalhar em segurança é fundamental”, comenta Juliana Ballarin, Diretora de Marketing do Scotch para Paraguai, Uruguai e Brasil na Diageo. Hoje 30% dos consumidores de whisky no Brasil são mulheres.

Junto com os bares, a Diageo recebe a certificação Women Friendly tornando-se a primeira empresa de bebidas a ter o selo, o único no mercado a reconhecer as empresas comprometidas com o público feminino a partir do combate ao assédio.

Treinamento e certificado para 1000 profissionais de bares

Para colaborar com essa mudança de comportamento e no combate ao assédio, Johnnie Walker irá disponibilizar, no mês de março, 1000 treinamentos para os profissionais da área de bares e entretenimento – bartender, garçons e gestores dos bares -, gratuitamente. O curso é uma imersão online e os interessados devem se cadastrar no site www.barsemassedio.

Ações em prol de causas femininas – no mesmo período do ano passado, para promover a equidade de gênero, Johnnie Walker adquiriu 1700 livros “Quem tem medo do feminismo negro?”, da filósofa Djamila Ribeiro, integrante do seu time criativo, e distribuiu gratuitamente no The Bar – site oficial Diageo – junto com a venda dos produtos da linha Johnnie Walker – e, também, para uma lista de CEOs responsáveis por decisões importantes em grandes empresas. Além disso, parte do lucro da venda de Johnnie Walker foi destinada para a Casa Preta Hub – instituição fundada por Adriana Barbosa – a fim de incentivar o empreendedorismo de mulheres. A ação possibilitou a capacitação de mulheres negras por meio do curso de formação para bartenders do projeto Learning For Life do Instituto Diageo.

Sobre a Women Friendly

Fundada em 2017 pelas empreendedoras Ana Addobbati e Nathália Waldow, a Women Friendly certifica empresas, bares e festivais como ambientes amigo da mulher, comprometidos contra o assédio. Por meio de treinamentos e implementação dos protocolos de segurança, a startup busca criar espaços seguros para o público feminino.

A ideia de criar a Women Friendly veio de uma situação de assédio vivida pela co-fundadora Ana. A partir disso, ela começou a investigar dados e estatísticas sobre o assunto, que se mostravam alarmantes. Por outro lado, percebeu que o combate ao assédio poderia favorecer economicamente as empresas. Com a expertise da sócia Nathália Waldow, advogada empresarial, a startup passou a ter o diferencial de estruturar suas ações, treinamentos e protocolos baseados nas leis e jurisprudências existentes no país.

É a única certificação do mercado que reconhece empresas comprometidas com o público feminino a partir do combate ao assédio.

Processo de certificação

As certificações de empresas e dos estabelecimentos são pautadas por constantes processos de fiscalização e educação. Lideranças e funcionários recebem treinamentos e toda equipe entra em contato com o protocolo de atuação de segurança, com embasamento jurídico, protegendo vítimas, empresas e estabelecimentos.

A Women Friendly oferece ainda auditoria da aplicação das boas práticas e assistência e mediação em caso de conflito com o cliente. Durante o processo, é criado um canal de denúncias e acolhimento adequado às vítimas.

Após todo o processo, a empresa/ estabelecimento é certificado. O selo de ambiente livre de assédios é fixado em diversas áreas dos estabelecimentos envolvidos, com sinalização de onde os clientes e funcionários poderão fazer suas denúncias, com a garantia de um canal seguro.

Sobre a DIAGEO – é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas, vinhos e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, YPIÓCA, TANQUERAY, CÎROC, GUINNESS e BAILEYS, entre outras. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.Diageo.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.

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SobreJeferson Lauande

Jornalista com MBA em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa. Especialista em MKT Digital e CEO da Tudo Comunicação. Atuei na produção de programas de TV, na TV Difusora SBT, TV Cidade - Record São Luís (MA), TV Meio Norte (São Luís - MA) e na redação do Jornal O Imparcial. Como assessor de imprensa, administrei a gerência de conteúdo das empresas, Marafolia Promoções e Eventos e 4Mãos Entretenimento.

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