Conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

NOTÍCIA

Boticário lança manifesto pelo acolhimento materno em parceria com a Free Free

Iniciativa que antecede o Dia das Mães, endossa compromisso da marca com pautas de interesse social e busca conscientizar a sociedade sobre culpabilização materna e trazer acolhimento

Abril de 2022 – A culpabilização materna foi o fio condutor para a criação da campanha de Dia das Mães do Boticário deste ano, que assumiu como conceito a #MatenidadeSemJulgamentos. O tema foi o ponto comum entre os mais diversos grupos de mães ouvidos pela marca: colaboradoras, revendedoras, consumidoras e influenciadoras parceiras. A maioria absoluta, independente da região do país ou classe social, demonstra a exaustão de enfrentar julgamentos constantes exercendo a maternidade à sua maneira dentro de suas realidades. Para contribuir ainda mais com esse diálogo, a marca firma parceria com a Free Free, organização global que atua pela liberdade de meninas e mulheres, para ampliar os debates acerca da maternidade. É assim que nasce o manifesto pelo acolhimento materno, conteúdo cocriado pela marca e a organização com objetivo de trazer mais acolhimento, empatia e amor para as mães.

Há números que refletem a urgência do tema e a importância de trazer profundidade a uma questão que é tão latente na sociedade contemporânea. Segundo um estudo liderado pelo Instituto Ipsos¹, em 2021, 46,3% das brasileiras conviveram com o sentimento de terem sua maternidade julgada frequentemente – número acima da média geral do levantamento, que aconteceu em 28 países. No Brasil, que aparece em quarto lugar no ranking, os motivos dos julgamentos são, principalmente, relacionados a críticas sobre o comportamento dos filhos (36%) ou pela suposta falta de limite colocada (49%).

Em um contexto cada vez mais tecnológico, o comportamento das mães – em especial daquilo que elas compartilham nas redes sociais – parece seguir como pivô de julgamentos. Grande parte delas são constantemente cobradas e colocadas como únicas responsáveis pelos filhos, mesmo as que estão casadas ou em um relacionamento estável – ao mesmo tempo, muitas relatam que seus parceiros não são cobrados da mesma forma. Esse sentimento é refletido em um outro estudo, desta vez de 2019, liderado pela Noz Pesquisa e Inteligência², em conjunto com a Associação CineMaterna, que consultou mais de 2 mil mães brasileiras, e chegou ao seguinte resultado: apesar de 88% das pesquisadas ser casada ou estar em relacionamento estável, apenas 67% diz ter o apoio do pai do bebê.

Para Yasmine McDougall Sterea, fundadora e CEO da Free Free, o tema é de uma relevância enorme e vai totalmente ao encontro dos princípios da organização global, que foi fundada em 2018 e já impactou diretamente quase 16 mil meninas e mulheres e 30 milhões de pessoas indiretamente. “Sou mãe de Violeta Lua, filha de Lillian Rose e foi a maternidade que me inspirou a criar a Free Free. Afinal, qual futuro eu queria para a minha filha? Um futuro que a oprimisse ou que a libertasse para ser quem ela é? Criei a Free Free justamente para que nós mulheres, possamos fazer escolhas conscientes, de acordo com nossas possibilidades, sem o medo, a vergonha e a culpa que constantemente nos deparamos ao longo da vida.” conta. A Free Free atua em prol da liberdade de mulheres do abuso físico, emocional e financeiro e tem como objetivo promover um mundo mais saudável, próspero e estável para todos. “Cocriar um manifesto pelo acolhimento materno em parceria com o Boticário é unir forças com um dos maiores grupos de beleza do mundo para conscientizar não só as mães, como mulheres que escolheram não ser mães, jovens sobre uma maternidade futura possível e não opressora, e toda sociedade, onde a maternidade deve ser tratada com acolhimento e não julgamento, afinal, mães ajudam a cuidar cuidam das próximas gerações, ou seja, do nosso futuro. Uma mãe mais livre significa uma sociedade abundante e mais feliz. O primeiro passo para toda mudança cultural e estrutural é a conscientização. E esse é o poder dessa parceria: conscientizar”, finaliza.

O lançamento do manifesto contextualiza a campanha de Dia das Mães da marca, que teve início com o lançamento do filme Discurso, idealizado pela AlmapBBDO e de projeções noturnas – ação criada pela Pros, agência de PR do Boticário – espalhadas por São Paulo, Porto Alegre, Recife e Belém, que entre os dias 18 e 19 de abril, tomaram endereços centrais.

“Há mais de quatro décadas estimulamos e nutrimos um canal de comunicação muito aberto com a nossa consumidora e, sem dúvidas, esse canal é uma das nossas maiores fortalezas enquanto marca. Por isso, não poderíamos deixar de falar sobre um tema tão relevante e necessário neste Dia das Mães. Com a nossa campanha, queremos abraçar todas as mães que se sentem julgadas, cobradas e culpadas – mas mais do que isso, queremos mostrar para quem julga que o caminho não é este. Por isso convidamos tantas mães para cocriar esse movimento conosco e estimular uma sociedade mais empática”, finaliza Marcela de Masi Nogueira, Diretora de Branding e Comunicação do Boticário.

¹ Ipsos Global Advisor l. PERCEPTIONS OF BEING JUDGED AS A PARENT. Março, 2021
² Noz Pesquisa e Inteligência e Associação CineMaterna. MULHER E AGORA MÃE. Julho, 2019

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do país; com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Eleita a marca mais lembrada em Diversidade e Inclusão** e comprometida com a beleza das pessoas e do planeta, o Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos, para torná-los cada vez mais sustentáveis.

Fonte: Kantar, divisão Worldpanel, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de Dezembro de 2020. Total Brasil, 3079 lares.
**Fonte: Oldiversity. Grupo Croma Nov/2017

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Mais Posts

NOTÍCIA

Programa Algo Mais comemora 21 anos de sucesso no ar, com Paulinha Lobão.

NOTÍCIA

Francisco Garcia mora na cidade de Balsas (MA) e compartilha diariamente vídeos engraçados com sua família

Variedades

A ex-governadora Roseana Sarney (MDB), aproveitou a noite desta segunda-feira (19) para homenagear o rei Roberto Carlos. O cantor e compositor completou 80 anos...

Food

Desde o início da pandemia, Atins (MA), tornou-se um dos destinos mais procurados por brasileiros e turistas de outros países. Com acesso não tão...

Copyright © 2020 Jeferson Lauande - Todos os direitos reservados .

%d blogueiros gostam disto: