Quer visitar Atins? Conheça o vilarejo que conquistou o Brasil

Desde o início da pandemia, Atins (MA), tornou-se um dos destinos mais procurados por brasileiros e turistas de outros países. Com acesso não tão facilitado, comparando com outros destinos turísticos, Atins é um vilarejo que pertence ao município de Barreirinhas (MA), principal porta de entrada dos Lençóis Maranhenses.

Diferente da sua cidade matriz, esse vilarejo é para quem realmente gosta de se conectar com a natureza ficando em um lugar bem mais isolado e com ajuda do vento, aproveitar muito o kite surf e se desligar da vida agitada.

COMO CHEGAR?

É necessário pegar um carro 4×4 em Barreirinhas, caso não alugue uma lancha.
Continua depois da publicidade

Para quem não pode chegar de helicóptero, com aterrissagem em algum terreno por uma das belas pousadas que prepararam um heliponto, pode ir através de Barreirinhas, de lancha ou uma jardineira 4×4. O percurso dura em torno de 1h ou 1h30, mas garanto que a paisagem é linda.

POUSADAS

Hoje temos diversas opções de pousadas/hotéis com grande estrutura para acomodar qualquer pessoa de maneira bem confortável. Vai do bolso, né?

KITE POINT ATINS

Kite Point Atins

Eu na primeira vez que fui, tive a oportunidade em conhecer o Kite Point Atins, ele fica no final da praia e de frente para o mar. No fim da tarde, a partir de um certo momento, a maré sobe – não tanto-, então algumas vezes pode dificultar para atravessar, mas é bem gostoso. Rs.
Nesse mesmo kite, que funciona para aluguel apenas a parte superior com dois quartos grande, usa o terreno para turma que gosta muito de aventura e querem acampar. É uma experiência muito boa e se desejar, eles ainda dão aulas de kite.

ATINS CHARME CHALÉS

Atins Charme Chalés

Outro lugar que eu tive a oportunidade de conhecer foi a Atins Charme Chalés. O meu primeiro contato foi com a Anna, uma anfitriã de primeira-classe, assim como, toda sua equipe. A Charme é tudo que buscamos, quando se fala em conforto, qualidade, segurança e gastronomia. Sim, uma gastronomia dos deuses. Quartos muito bem desenhados e uma piscina invejável. Fica mais ou menos 100 metros da praia.

VILA ATY

Vila Aty

A Vila Aty é uma das caçulas do Vilarejo. Começou a funcionar quase no finalzinho de 2020, também vem mostrando um atendimento diferenciado para receber o público e atender todas as demandas da região. Pra mim, é um dos lugares mais lindos para assistir o pôr-do-sol e tem quadri à disposição dos hóspedes, o que ajuda e muito.

OPÇÕES NA PRAIA

Sou suspeito para falar. Mas o meu preferido é o Lar Doce Mar. Fui muito bem recebido todas as vezes que estive presente. Gostei muito do cardápio – principalmente do camarão grelhado, meu pai! – ele é o point principalmente no pós-praia, podemos curtir um reggae, a partir das 15h e ficar ali curtindo, enquanto a maré sobe também rs.

CANOA (?)

Tem um outro bar que não lembro corretamente o nome, fica um pouco depois do Lar Doce Mar, mas é fácil de encontrar. Ele é o que tem uma canoa. Pra mim, a melhor caipirinha e rola muitos encontros com os gringos por lá. Gostei!

É IMPORTANTE!

Se você precisar tomar algum medicamento regularmente, não esqueça. Leve até o que acredita que não vai precisar. Em Atins, por enquanto ainda ainda não tem farmácia, porém, temos o Restaurante Mangue, que também fui conhecer e amei o jantar. Um cardápio variado e fica bem no meio da vila

TRANSPORTE

Só adianto que temos MUITA AREIA e por todo lugar. Você vai querer pensar duas vezes quando quiser andar a pé. Pode ser próximo o destino, quando falarem que são 100 ou 300 metros de distância, você vai perceber que teremos quilômetros de distância, pois como areia é bem funda, faz com que o seu passeio demore mais, então separe R$ 10 para cada corrida com o quadri táxi e combine com o motorista o horário para buscar você, pois o acesso à internet não é fácil. Ou então, alugue um quadriciclo, porém, algumas vezes o valor é bem alto, mas negocia, né?

E você, tem alguma experiência em ATINS? Conta pra gente! Agora quem não é do Maranhão, precisa pegar um voo até São Luís e seguir para Barreirinhas. É o primeiro passo para conhecer esse destino.

SobreJeferson Lauande

Jornalista com MBA em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa. Especialista em MKT Digital e CEO da Tudo Comunicação. Atuei na produção de programas de TV, na TV Difusora SBT, TV Cidade - Record São Luís (MA), TV Meio Norte (São Luís - MA) e na redação do Jornal O Imparcial. Como assessor de imprensa, administrei a gerência de conteúdo das empresas, Marafolia Promoções e Eventos e 4Mãos Entretenimento.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *