Febre dos podcasts é oportunidade de expansão para o rádio

O rádio brasileiro teve sua era de ouro por volta da década de 30, quando era o principal meio de comunicação das massas. Porém, com o avanço das tecnologias e a invenção de outros meios de comunicação como a televisão, o rádio foi perdendo espaço gradualmente e, por vezes, chegou-se a especular sobre a sua extinção.

Porém, atualmente com a popularização dos podcasts, o rádio volta a ganhar espaço em meio a comunicação tecnológica. “O rádio dinamizou a sua forma de comunicar, trazendo um pouco da TV para dentro da programação. Antigamente, não havia câmeras nos estúdios mostrando os bastidores de um programa de rádio. Hoje, existem emissoras que transmitem tanto em áudio como em vídeo”, explica o radialista e consultor musical, Helton Lucas.

Para ele, a chegada dos podcasts e a febre generalizada que eles causaram no país é a representação de uma nova fórmula de manutenção do rádio. “Com os podcasts, o rádio consegue aumentar a audiência. Até porque, além da televisão, hoje nós temos uma diversidade de transmissão muito grande com as redes sociais e o Youtube”, opina.

Com a popularização das redes sociais, o especialista defende que é possível conquistar um público fiel, visto que a internet permite a busca por assuntos de interesses individuais. “É uma oportunidade de expansão muito boa, porque não há necessidade de esperar. O rádio está constantemente se renovando”, detalha.

“O rádio jamais terá seu fim decretado”, pontua o radialista. Helton defende que o rádio é um dos meios de comunicação mais eficazes, mesmo que seja um dos mais antigos. “O rádio ultrapassa fronteiras, dificuldades e se mantém sempre. O rádio é dinamismo e é feito por pessoas que pensam à frente do seu tempo. O podcast só existe hoje por conta das rádios”.

Sobre Helton Lucas

Nascido na cidade cearense de Sobral, Helton Lucas começou a trabalhar com o rádio em 2011, apresentando um programa infantil na Rádio Pitombeiras FM 98.7, originária da cidade de Senador Sá no Ceará. Com apenas 1 ano de trabalho, ele conseguiu ser promovido e ganhou experiência apresentando programas como o Show de Sábado e o Show da Tarde.

Em 2014, o radialista voou mais alto e fundou o programa Domingão Musical, que na época era apenas regional e transmitido pela Rádio Pitombeiras FM 98.7. Porém, após 5 anos de trabalho, o Domingão Musical cresceu e chegou às rádios de todo o Brasil. Atualmente, o programa já alcançou mais de 200 emissoras de rádio, mais de 10 milhões de ouvintes, é considerado o maior programa dos domingos do rádio brasileiro e apresenta artistas de diversos estilos musicais pelo país inteiro, já tendo contado, inclusive, com nomes como Cláudia Leitte, Vini Vercillo e Bravana. No instagram, Helton Lucas já conta com mais de 13 mil seguidores no perfil @heltonlucasoficial.

SobreJeferson Lauande

Jornalista com MBA em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa. Especialista em MKT Digital e CEO da Tudo Comunicação. Atuei na produção de programas de TV, na TV Difusora SBT, TV Cidade - Record São Luís (MA), TV Meio Norte (São Luís - MA) e na redação do Jornal O Imparcial. Como assessor de imprensa, administrei a gerência de conteúdo das empresas, Marafolia Promoções e Eventos e 4Mãos Entretenimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *